Avaliação da memória de trabalho em crianças: uma revisão sistemática com metanálise

Autores/as

  • Dheyvson Fellipi de Oliveira Tomaz Universidade Federal da Paraíba
  • Andriely dos Santos Cordeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Alexandra S. Moita Minervino Universidade Federal da Paraíba

Resumen

A memória de trabalho é reconhecida como uma habilidade cognitiva que armazena uma quantidade limitada de informações, responsável por manter e operar esta informação na consciência. O estudo teve como objetivos identificar o instrumento e/ou tarefa mais utilizada pelos pesquisadores para analisar a memória de trabalho em crianças, e identificar, por meio de uma metanálise, sua capacidade em discriminar o desempenho entre grupos. Para tanto, foi executada uma revisão sistemática e metanálise com foco no instrumento mais utilizado. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Elsevier, Wiley Online Library, Springer e SAGE Journals; utilizados os termos “working memory”, “children” e “psychometrics”, e protocolo PRISMA-P para a escrita da revisão sistemática. O estudo identificou 421 artigos e selecionou 19. A metanálise foi conduzida através da utilização do software estatístico OpenMeta[Analyst]; e a avaliação do viés de publicação com o uso do software Comprehensive Meta-Analysis (CMA). Como resultado, foi verificado que a tarefa de extensão de dígitos é a primeira escolha entre os pesquisadores para análise de memória de trabalho em crianças e verifica-se que o instrumento possui pequena capacidade em distinguir os participantes em termos de desempenho individual, série escolar e faixa etária. Palavras-chave: memória de curto prazo, memória de trabalho, crianças, neuropsicologia, revisão sistemática.

Biografía del autor/a

Dheyvson Fellipi de Oliveira Tomaz, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP)

Andriely dos Santos Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento.

Carla Alexandra S. Moita Minervino, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento, da Universidade Federal da Paraíba e líder do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP)

Descargas

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Tomaz, D. F. de O., Cordeiro, A. dos S., & Minervino, C. A. S. M. (2021). Avaliação da memória de trabalho em crianças: uma revisão sistemática com metanálise. Neuropsicología Latinoamericana, 13(1). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/526

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a