Funcionamento executivo em adultos com Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

  • Mariana de Castro Moura Granja Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Resumen

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o funcionamento executivo em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Foi realizada uma pesquisa de publicações nas bases de dados Web of Science e PubMed, compreendendo o período de janeiro de 2010 a abril de 2020, que resultou em 221 estudos, dos quais 27 foram utilizados nesta revisão. Os resultados sugerem que alterações nos componentes da flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, controle inibitório e planejamento podem ser compreendidas como endofenótipos neurocognitivos no TOC. Ademais, indicam que subtipos, gravidade e comorbidades do transtorno podem estar associados a diferentes graus de comprometimento executivo. Esses resultados podem contribuir para o direcionamento adequado de intervenções terapêuticas para pacientes com TOC, assim como para uma melhor compreensão acerca da evolução da doença e de suas expressões nas diferentes fases da vida. Palavras-chave: funções executivas, transtorno obsessivo-compulsivo, adultos, revisão sistemática.

Biografía del autor/a

Mariana de Castro Moura Granja Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Estudante de graduação do curso de Psicologia da Univasf.

Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE), professor Associado no Colegiado de Psicologia da Univasf e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento-Aprendizagem e Processos Psicossociais (LDAPP).

Descargas

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

de Castro Moura Granja Melo, M., & Rodrigues Sampaio, L. (2021). Funcionamento executivo em adultos com Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Uma revisão sistemática da literatura. Neuropsicología Latinoamericana, 13(3). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/683

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos