Evidências de validade de um instrumento executivo informatizado infantil: Jogo das Cartas Mágicas

Autores/as

  • Emmy Uehara
  • Daniel Mograbi
  • Helenice Charchat-Fichman
  • Jesus Landeira-Fernandez

Resumen

As funções executivas (FE) permitem ao indivíduo controlar e regular seus pensamentos e comportamentos para atingir uma meta. Devido à escassez de instrumentos e à grande relevância das FE no cotidiano, a existência de medidas fidedignas pode auxiliar nas avaliações e intervenções neuropsicológicas em crianças. Para suprimir esta necessidade, elaborou-se o instrumento informatizado - Jogo das Cartas Mágicas (JCM), com temática circense, baseado na tarefa Dimensional Change Card Sort (DCCS). É composto por três fases: classificação por cor (12 itens), por forma (12 itens) e por cor e forma (24 itens). Assim o objetivo do estudo foi verificar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas ao JCM, validade convergente e de critério. Participaram 126 crianças de três a oito anos de idade matriculadas em escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro, divididas em três grupos etários: 1) 3-4 anos, 2) 5-6 anos e 3) 7-8 anos. Os resultados obtidos permitiram observar o efeito principal nos fatores fase, idade e sexo, além de interação fase VS idade. Houve correlação moderada entre o acerto total com as medidas de tarefa de alcance de Dígitos em Ordem Inversa (r=0,564) e tarefa de Fluência Verbal frutas (r=0,542) e roupas (r=0,549). O JCM mostrou-se sensível às mudanças ao longo do desenvolvimento. No entanto, estudos futuros são necessários para maior aprimoramento do instrumento, como o resultado automático através de gráficos e tabelas e investigação de outros aspectos, tais como validade clínica, confiabilidade teste-reteste e normatização. Palavras-chave: funções executivas, infância, teste informatizado, validade.

Biografía del autor/a

Emmy Uehara

Departamento de Psicologia - Instituto de Educação Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Daniel Mograbi

PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, Kings College London Professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Helenice Charchat-Fichman

Professor adjunto do departamento de psicologia da PUC-Rio (graduação e pós-graduação).

Jesus Landeira-Fernandez

Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Descargas

Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Uehara, E., Mograbi, D., Charchat-Fichman, H., & Landeira-Fernandez, J. (2016). Evidências de validade de um instrumento executivo informatizado infantil: Jogo das Cartas Mágicas. Neuropsicología Latinoamericana, 8(1). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/283

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a