Funções executivas, características comportamentais e frequência à classe hospitalar em crianças hospitalizadas com Leucemias

Autores/as

  • Julia Scalco Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lauro José Gregianin Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Simone Geiger de Almeida Selistre Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Eduardo Remor Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

A hospitalização prolongada e os efeitos causados pelo tratamento das leucemias podem ter um impacto significativo no desenvolvimento emocional, social, educacional e cognitivo dos pacientes. O presente estudo teve como objetivo avaliar as funções executivas (incluindo atenção, memória de trabalho e velocidade de processamento), características comportamentais e competência social de 12 crianças com idades entre 6 e 10 anos com Leucemia hospitalizadas para tratamento oncológico. Foram também investigados dados referentes ao nível socioeconômico, frequência/intensidade da participação à classe hospitalar, além de variáveis relacionadas ao tempo e tipo de tratamento médico realizado. O delineamento escolhido foi de estudo de séries de casos. Houve uma visível heterogeneidade de desempenho nas funções executivas. Os resultados apontaram para uma tendência de desempenho mais preservado ao longo do tratamento no que se refere às habilidades de atenção, funções executivas (componentes controle inibitório, fluência verbal e flexibilidade cognitiva) e memória de trabalho (componente fonológico). Tarefas que avaliaram os componentes executivos centrais e visuoespacial de memória de trabalho e velocidade de processamento foram mais sensíveis para identificar desempenhos deficitários nestas crianças. Apenas três crianças mostraram desempenho deficitário nos aspectos comportamentais e competência social. Crianças com perfis mais preservados nos aspectos comportamentais e de competências sociais, em geral, mostraram desempenhos mais preservados em funções executivas. Uma hipótese é que a baixa adesão à classe hospitalar, o prolongamento do tratamento e o alerta para alterações comportamentais podem implicar em pior desempenho em funções executivas, necessitando da proposição de estratégias específicas e personalizadas para intervir junto às crianças com diagnóstico oncológico. Palavras-chave: Neuropsicologia, oncologia pediátrica, classe hospitalar, leucemia, funções executivas.

Biografía del autor/a

Julia Scalco Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Núcleo de Estudo em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).

Lauro José Gregianin, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Chefe do Serviço de Internação em Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Geiger de Almeida Selistre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Médica do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Remor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade Autónoma de Madrid. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Núcleo de Estudo em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).

Descargas

Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Pereira, J. S., Gregianin, L. J., Selistre, S. G. de A., Remor, E., & Salles, J. F. de. (2018). Funções executivas, características comportamentais e frequência à classe hospitalar em crianças hospitalizadas com Leucemias. Neuropsicología Latinoamericana, 10(1). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/369

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a