Memória de Trabalho Infantil: Informatização de uma Tarefa Avaliativa

Autores/as

  • Andriely Santos Cordeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Dheyvson Fellipi de Oliveira Tomaz Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Alexandra da Silva Moita Minervino Universidade Federal da Paraíba

Resumen

A memória de trabalho é a capacidade que possibilita às pessoas manter uma informação na “mente” e trabalhar com ela. Os objetivos desse estudo foram 1) apresentar o processo de informatização da Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Crianças (TIMTraC) e 2) analisar o desempenho em memória de trabalho de crianças com idades entre cinco e 11 anos através da realização desta tarefa. No estudo 1, a TIMTRaC foi informatizada com a utilização do GameMaker e sua adequação foi avaliada qualitativamente a partir da aplicação com um pequeno grupo amostral (N=20). Modificações foram realizadas para melhoria da tarefa. No estudo 2, participaram 224 crianças de escolas públicas e privada (M = 8,12 anos; DP = 1,72), os desempenhos das crianças foram analisados com o auxílio do Software IBM SPSS Statistics 21, de acordo com o sexo, a idade, ano escolar, habilidade de leitura, presença de dificuldade escolar, tipos de apoio escolar, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador e renda familiar. Não foram encontradas diferenças de acordo com o sexo, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador ou renda familiar. Foi observado que o desempenho das crianças na TIMTraC melhora conforme o avanço da idade e do ano escolar. Além disso, as crianças leitoras, aquelas que não possuem dificuldade escolar, e aquelas que costumam fazer a tarefa de casa sozinhas obtiveram melhor desempenho nesta tarefa. Esse estudo contribui com a apresentação de uma tarefa informatizada que avalia a capacidade de memória de trabalho em crianças, a qual está relacionada ao desempenho escolar. Essa tarefa pode contribuir para a detecção e intervenção precoces de crianças que apresentem déficits nesta habilidade, para que elas não tenham prejuízo escolar futuro.

Biografía del autor/a

Andriely Santos Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência, Educação e Saúde. Interesse no estudo das Funções Executivas, com ênfase na Memória de Trabalho Infantil.

Dheyvson Fellipi de Oliveira Tomaz, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também é Bolsista por Iniciação Científica. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), do Laboratório em Neurociências, Educação e Saúde (LabNes), coordenado pela Prof. Dr. Carla Moita Minervino. Atualmente, além do desenvolver pesquisas relacionadas com as funções executivas (especificamente memória de trabalho), presta serviços de extensão no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Carla Alexandra da Silva Moita Minervino, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPgNeC), Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia. Líder do grupo de pesquisa: Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), Coordenador do Laboratório de Neurociências, Educação e Saúde (LabNES). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro do Grupo de Pesquisadores de Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Descargas

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

Cordeiro, A. S., Tomaz, D. F. de O., & Minervino, C. A. da S. M. (2019). Memória de Trabalho Infantil: Informatização de uma Tarefa Avaliativa. Neuropsicología Latinoamericana, 11(2). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/493

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a