Construindo um Teste de Capacidade de Leitura Autoaplicável com Apresentação Aleatória de Estímulos

Davi Alves Oliveira, Sidnei Werner Woelfer, Lêda Maria Braga Tomitch

Resumen


O presente artigo relata resultados preliminares de um estudo piloto exploratório que propõe uma versão do Teste de Capacidade de Leitura (Reading Span Test, Daneman & Carpenter, 1980) que não necessite de leitura em voz alta e que possa ser aplicado sem intervenção constante do(a) pesquisador(a), permitindo auto aplicação e viabilizando aplicação em grupos. Além disso, a versão proposta apresenta as sentenças-estímulo em ordem aleatória, de forma a tentar reduzir o efeito de retestagem (Scharfen, Jansen, & Holling, 2018). O instrumento foi desenvolvido em JavaScript com a biblioteca jsPsych (de Leeuw, 2015; de Leeuw & Motz, 2016), podendo ser disponibilizado na web. Para testar a validade da versão proposta, dez participantes foram convidados a realizar o teste na versão em língua portuguesa desenvolvida por Tomitch (2003) que tem as características básicas do teste original, e na versão autoaplicável proposta. Os resultados mostram uma correlação positiva moderada estatisticamente significativa entre as duas versões, apontando para a validade da versão proposta. Adicionalmente, a versão autoaplicável mostrou-se significativamente mais fácil que a versão clássica. Por conta disso, uma limitação no tempo de leitura foi adicionada de forma a aproximar a versão com leitura silenciosa da versão com leitura em voz alta. Verificou-se também que a quantidade de caracteres, quantidade de sílabas, a posição da palavra no nível e o nível em que a palavra é apresentada exercem influência significativa na probabilidade de recordação da palavra a ser recordada. Não foram observados efeitos significativos do número de palavras na sentença lida. Sugere-se, para versões futuras do teste, a seleção de sentenças com palavras finais que tenham a menor variação possível no número de caracteres e quantidade de sílabas ou que tal variação seja levada em consideração na pontuação.
Palavras-chave: Memória de trabalho, teste de capacidade de leitura, testes de memória e aprendizagem, testes de linguagem, JsPsych.

Texto completo:

PDF


https://www.ebsco.com     http://www.redalyc.org     http://pepsic.bvsalud.org     https://doaj.org     http://www.latindex.org     http://www.psicodoc.org     https://scholar.google.com