A importância dos critérios psicolinguísticos na construção de instrumentos de avaliação de leitura

Autores/as

  • Marcia de Lima Athayde Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fonoaudióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Bruna Evaristo Sheffer Estudante de Graduação da Unirriter - Laureate International Universities. Colaboradora no Grupo de Neuropsicologia Clínica Experimental- Escolar (GNCE), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
  • Claudia H. Giacomoni Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Lilian M. Stein Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Rochele Paz Fonseca Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca Professora Titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - área de concentração Cognição Humana, Escola de Ciências da Saúde. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp (2017-2019) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) Pesquisadora Bolsista Produtividade CNPq - Nível 1D

Resumen

Os critérios psicolinguísticos influenciam consideravelmente o reconhecimento de palavras e a escolha da rota de leitura. O controle das variáveis psicolinguísticas na construção de estímulos de tarefas de avaliação de habilidades de leitura pode aumentar a confiabilidade dos achados de testes de desempenho escolar. Este artigo objetiva especificar e descrever o emprego dos critérios psicolinguísticos no processo de desenvolvimento e análise dos itens do subteste Leitura do Teste de Desempenho Escolar 2ª Edição - TDE II. Foi realizada uma revisão de literatura acerca dos critérios psicolinguísticos com mais impacto na leitura de palavras. Os critérios selecionados passaram por análise de dois juízes e realizou-se o balanceamento da empregabilidade e de número de itens de cada critério psicolinguístico delimitado para o subteste Leitura do TDE II: critérios de extensão lexical, grau de concretude e abstração, grau de familiaridade das palavras, estrutura silábica e classificação gramatical. A partir da revisão dos itens do subteste Leitura do TDE I e da seleção de novos itens, um pool com 186 itens foi delimitado. Posteriormente, chegou-se a um pool com 100 itens, submetido à análise de juízes, ao longo da qual sete itens foram excluídos. Por fim, o pool com 93 itens foi testado empiricamente, resultando na seleção da versão final do subteste Leitura do TDE II: 69 itens, sendo 21 substantivos concretos, 15 substantivos abstratos, 18 verbos e 15 adjetivos. Os itens foram divididos em duas versões: para 1º a 4º ano do Ensino Fundamental (36 itens) e para o 5º a 9º ano do Ensino Fundamental (33 itens). Este estudo metodológico ilustra a necessidade de associação de critérios psicométricos empíricos com critérios psicolinguísticos na seleção de estímulos verbais, principalmente quando a linguagem é usada para avaliar a própria linguagem, podendo potencializar a discriminabilidade de itens para o exame mais acurado de habilidades básicas de leitura. Palavras-chaves: Psicolinguística, neuropsicologia, leitura, medição educacional, testes neuropsicológicos.

Biografía del autor/a

Rochele Paz Fonseca, Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca Professora Titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - área de concentração Cognição Humana, Escola de Ciências da Saúde. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp (2017-2019) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) Pesquisadora Bolsista Produtividade CNPq - Nível 1D

Fonoaudióloga. Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Neuropsicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Université de Montréal). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Professora da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). Coordenadora do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) da PUCRS.

Descargas

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Athayde, M. de L., Evaristo Sheffer, B., H. Giacomoni, C., M. Stein, L., & Fonseca, R. P. (2020). A importância dos critérios psicolinguísticos na construção de instrumentos de avaliação de leitura. Neuropsicología Latinoamericana, 12(4). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/574

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a