Evidências de validade convergente entre três instrumentos de avaliação da consciência fonológica

Autores/as

  • Fernanda de Carvalho Mesquita Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia.
  • Rosane Braga de Melo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia. BR 465, Km 07.

Resumen

O presente estudo buscou por evidências de validade convergente entre três instrumentos de avaliação da consciência fonológica: Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF), Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) e Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Estudos anteriores fizeram análises de validade convergente entre o RACF e a PCFO, mas não incluíram o CONFIAS. Considerando que o CONFIAS é um dos instrumentos mais utilizados nos estudos sobre consciência fonológica no Brasil, tornam-se relevantes estudos de validade de convergência que o incluam. Participaram do estudo 131 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 8 anos, frequentadoras de seis turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental – duas turmas de cada ano escolar - de uma escola pública localizada na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os participantes foram avaliados, individualmente, pelos instrumentos RACF, PCFO e CONFIAS. Em relação ao desempenho, as crianças apresentaram melhores resultados no RACF, em seguida no CONFIAS e piores resultados na PCFO. Os resultados apontam que o RACF pode ser mais indicado para a triagem das habilidades fonêmicas e o CONFIAS pode ser mais apropriado para uma avaliação mais completa de habilidades silábicas e fonêmicas. Quanto à validade convergente, verificou-se uma correlação significativa, positiva e forte entre os escores dos três instrumentos, a saber, RACF versus PCFO (r=0,63), RACF versus CONFIAS (r=0,69) e PCFO versus CONFIAS (r=0,85), além disso os instrumentos com a melhor correlação foram o CONFIAS e a PCFO, possivelmente pelo tipo de tarefas envolvidas. Assim, conclui-se que os três instrumentos possuem convergência entre si. Palavras-Chave: Consciência fonológica, instrumentos, avaliação, validade convergente.

Biografía del autor/a

Fernanda de Carvalho Mesquita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia.

Doutoranda em Psicologia pela Univesridade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Mestre em Pisicologia pela UFRRJ.

Rosane Braga de Melo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia. BR 465, Km 07.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e da Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ.

Descargas

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Mesquita, F. de C., & Melo, R. B. de. (2020). Evidências de validade convergente entre três instrumentos de avaliação da consciência fonológica. Neuropsicología Latinoamericana, 12(4). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/524

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos