Altas habilidades e sintomas de déficit de atenção/hiperatividade na pré-escola: Um estudo de caso

Autores/as

  • Rui de Moraes Jr. Universidade de Brasília
  • Jéssica Elias Vicentini Universidade Estadual de Campinas
  • Angela Magda Rodrigues Virgolim Universidade de Brasília

Resumen

Crianças com altas habilidades podem apresentar sintomas característicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A avaliação neuropsicológica nesses casos oferece um desafio ao clínico e o diagnóstico diferencial é ainda mais difícil em pré-escolares. A diferenciação entre altas habilidades vs. TDAH na pré-escola permite intervenção precoce visando a melhora dos comportamentos contidos na queixa. Considerando a relevância do assunto, o presente trabalho evidencia por meio de um estudo de caso como queixas comumente associadas ao TDAH podem mascarar um quadro de altas habilidades já na pré-escola e, com isso, contribui para a atuação profissional na área da neuropsicologia. De modo geral, o caso clínico investigado apresentou desempenho esperado ou alto nas funções cognitivas avaliadas e muito acima da média em testes de inteligência. Conclui-se que o diagnóstico diferencial entre altas habilidades e TDAH na pré-escola demanda, em grande medida, de avaliação qualitativa bem fundamentada. Também foi ressaltada a importância da reavaliação das funções examinadas em pacientes pré-escolares, com destaque para as funções executivas no caso avaliado. Palavras-chave: TDAH, superdotação, crianças com altas habilidades, estudos de caso, neuropsicologia.

Biografía del autor/a

Rui de Moraes Jr., Universidade de Brasília

Psicólogo (UFU) experimental com formação em Neuropsicologia (HC-FMUSP) e doutorado em Psicobiologia (USP). É professor adjunto no Departamento de Processos Psicológicos Básicos da UnB e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento. Coordena o Grupo de Pesquisa em Percepção Visual.

Jéssica Elias Vicentini, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga pela UNIFESP, com formação em Avaliação Neuropsicológica (UNICAMP), especialização em Neuropsicologia (HC-FMUSP) e doutorado em Fisiopatologia Médica (área: Neurociências) pela UNICAMP. Atua como neuropsicóloga clínica e docente de cursos de especialização em Neuropsicologia.

Angela Magda Rodrigues Virgolim, Universidade de Brasília

Psicóloga e mestre em Psicologia pela UnB, PhD em Psicologia Educacional e especialista em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development) pela University of Connecticut. É professora aposentada do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da UnB e primeira e atual presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Também é idealizadora e CEO do Instituto Virgolim em Brasília.

Descargas

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

de Moraes Jr., R., Vicentini, J. E., & Rodrigues Virgolim, A. M. (2021). Altas habilidades e sintomas de déficit de atenção/hiperatividade na pré-escola: Um estudo de caso. Neuropsicología Latinoamericana, 13(3). Recuperado a partir de https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/703

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos